top of page

Itapevi começa as obras do novo EcoPonto Cohab

Este será o 4º equipamento na cidade, atendendo aos requisitos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.


Fau Barbosa

Itapevi iniciou na manhã desta terça-feira, 19, as obras do quarto ecoponto da cidade. O equipamento ficará localizado na Avenida Pedro Paulino, em frente à Escola Estadual Prof. Paulo da Costa Pan Chacon, na Cohab Setor A. O objetivo é atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Já existem na cidade três unidades em operação: no Jardim Rosemary, na Vila Dr. Cardoso e no Jardim Santa Rita. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. A gestão do serviço é feita pela empresa “Mais Itapevi”. O novo ecoponto vai atender nos mesmos dias e horários.



Infraestrutura

O novo espaço segue os mesmos moldes do ecoponto do Jardim Santa Rita. Com 340 m², o espaço na Cohab terá um contêiner administrativo com capacidade de armazenamento de 1.000 litros para o descarte de materiais recicláveis. Haverá também caçambas metálicas onde ficarão os resíduos de madeira com capacidade total de armazenamento de 5 m³.


No local, a população poderá descartar materiais recicláveis (papel, metais, vidros, plásticos), madeira, estofados, pneus e óleo de cozinha.


O Ecoponto também recebe resíduos sólidos provenientes de entulho. São 50 quilos por pessoa, desde que estejam devidamente ensacados. No local não são recebidos restos de poda de árvores e resíduos empresariais (armários, cadeiras, mesas e outros).


Descarte irregular de entulho X Denúncias

Com a instalação do quarto ecoponto, a Prefeitura vai endurecer a fiscalização de descarte irregular de resíduos sólidos.


Para denunciar a irregularidade, o cidadão pode entrar em contato com o Setor de Fiscalização de Posturas Municipais da Prefeitura, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 - Vila Nova Itapevi) ou pelo telefone 4143-7600.


É possível denunciar ainda à GCM, que apoia as ações dos fiscais, via telefone 153, e com a Polícia Militar, pelo 190. Estes telefones funcionam 24 horas por dia.


A multa para quem for flagrado praticando a irregularidade pode chegar a R$ 20.080,00.


Cata-Bagulho

A população de Itapevi também pode solicitar os serviços do Cata-Bagulho diretamente à empresa Mais Itapevi via WhatsApp pelo telefone: (11) 91237-7500. Os pedidos deverão ser feitos em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O solicitante deverá enviar apenas mensagens, ligações não serão aceitas.


O Cata-Bagulho recolhe apenas móveis velhos e sofás. Para descartar restos de entulho e de material de construção, o morador deve contratar o serviço particular de caçamba. O município não oferece este tipo de trabalho.



21 visualizações

Comments


bottom of page