top of page

Outubro Rosa: No sábado (8), Cotia realiza mutirão de coleta de papanicolaou e palestras educativas


Até o fim do mês, uma força-tarefa também foi montada para a realização de mamografia em mulheres de 40 a 69 anos, sem a necessidade de pedido médico. Basta agenda na UBS mais próxima

A Secretaria de Saúde de Cotia marcou para sábado (8/10), das 9h às 13h, um mutirão de exame de papanicolaou em mulheres com idade entre 25 e 64 anos de idade. A ação acontecerá em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e faz parte da programação da Campanha Outubro Rosa – movimento mundial que tem como objetivo alertar sobre a importância de exames preventivos e do diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo do útero. Além disso, durante todo o mês, uma força-tarefa foi montada no Setor de Diagnóstico por Imagem/Radiologia para realização de mamografia em mulheres com idade entre 40 e 69 anos, mediante agendamento prévio [saiba mais abaixo].

Para a coleta do exame de Papanicolaou é preciso que a mulher compareça a uma das UBSs participantes do mutirão com RG, CPF e Cartão SUS, não é preciso pedido médico. Por conta da presença das mulheres nas UBSs para coleta do exame, a Secretaria de Saúde também realizará uma programação com palestras educativas e, até o fim do mês, a Campanha Outubro Rosa estará presente em todas as UBSs.

“Tradicionalmente, o mês de outubro é marcado por movimentações voltadas para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero e por ações educativas, mas é importante destacar que os cuidados devem ser observados o ano todo. Na rede municipal, as mulheres recebem todas as orientações e têm acesso a exames preventivos de rotina, basta agendar uma consulta”, explicou Magno Sauter, secretário de Saúde de Cotia.

Ação de Coleta de Papanicolaou

Dia 8 de outubro – Sábado

Das 9h às 13h

Público: Mulheres com idade entre 25 e 64 anos

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participantes:

· UBS Atalaia

· UBS Mirizola

· UBS Caucaia

· UBS Arco-Íris

Documentos: RG, CPF e Cartão SUS (não precisa pedido médico)

Atendimento por ordem de chegada

Haverá uma programação de palestras educativas

Ação para exame de Mamografia

Durante o mês de outubro

Público: mulheres com idade entre 40 e 69 anos

Agendamento na UBS mais próxima da residência

Não é preciso pedido médico para fazer o agendamento

Local do exame: Setor de Diagnóstico por Imagem/Radiologia (UBS Atalaia)

Critérios: Não ter realizado o exame há menos de um ano e ter feito o agendamento na UBS mais próxima da residência

Foto: Vagner Santos

53 visualizações

Comments


bottom of page