Cotia vai equipar GCM com tecnologia não letal
- Fau Barbosa
- há 43 minutos
- 2 min de leitura

Segundo a Prefeitura, a GCM de Cotia será a primeira no Brasil a usar o equipamento inovador, que lança fio de kevlar para conter indivíduos
A Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Cotia recebeu a destinação de uma emenda parlamentar exclusiva para a compra de uma nova tecnologia não letal que será utilizada pela Guarda Civil Municipal (GCM). O equipamento funciona como uma espécie de algema inteligente, capaz de envolver e imobilizar o indivíduo à distância.
Os trâmites burocráticos de aquisição ainda estão em andamento e, por se tratar de uma verba “carimbada”, o recurso não pode ser usado para outra finalidade. Assim que o processo for concluído, a GCM passará por treinamento especializado para o uso correto da tecnologia durante as ocorrências.
“Findado o processo de aquisição dos equipamentos, a corporação passará por treinamento, para uso correto desta tecnologia no dia a dia, conforme a necessidade que será avaliada pelo agente de segurança no momento da ocorrência”, explicou o secretário de Segurança Pública, GCM Fabrício Dourado. "Serão 50 equipamentos, sendo 06 cartuchos para cada equipamento. A emenda é do
Deputado Estadual Marcelo Aguiar (Podemos)".
Segundo ele, o equipamento poderá ser empregado em situações de menor periculosidade, como em ocorrências envolvendo pessoas em surtos psicóticos. “Há casos em que o indivíduo que não é criminoso está em surto, e nesta condição ele pode representar risco outras pessoas. A arma não letal poderá ser usada nesses atendimentos, em casos de descontrole, por exemplo”, completou Dourado.
O dispositivo dispara um fio de kevlar — uma fibra sintética mais resistente que o aço e altamente durável — que se enrola nos membros do indivíduo, imobilizando-o sem causar ferimentos.
Segundo a Prefeitura, com a implementação, Cotia será a primeira cidade do Brasil a contar com sua Guarda Civil Municipal equipada com essa tecnologia não letal, reforçando a segurança pública e a atuação humanizada da corporação.