Polícia Ambiental faz fiscalização aérea no combate a loteamentos clandestinos em áreas de manancial na região
- Fau Barbosa
- 23 de jul.
- 2 min de leitura

Na manhã desta quarta-feira, 23 de julho de 2025, o 89 realizou uma importante operação de monitoramento aéreo em áreas de proteção ambiental, com foco na prevenção de loteamentos clandestinos nas chamadas Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRMs).
A ação contou com sobrevoos de helicóptero por pontos estratégicos previamente mapeados nos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu e Juquitiba, em áreas cobertas pelo bioma Mata Atlântica e que exercem função ecológica essencial para o abastecimento de água da Grande São Paulo.

A iniciativa foi coordenada em conjunto pela Polícia Militar Ambiental, CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e pela Diretoria de Proteção e Fiscalização Ambiental (DPFA), conforme diretrizes da Resolução SIMA nº 39/2020.
"Com o uso da tecnologia de aeromonitoramento, as equipes puderam verificar ocupações suspeitas, movimentações de terra e novas construções em áreas restritas, possibilitando que os órgãos responsáveis adotem medidas administrativas e judiciais com maior agilidade e eficácia", disse o Comandante da Polícia Ambiental, Ten. Gollis à reportagem do Portal Viva.
De acordo com o GFI, a ação faz parte de um esforço coordenado e contínuo para proteger os recursos hídricos, a vegetação nativa e o equilíbrio ambiental da região. As áreas fiscalizadas são consideradas prioritárias no Plano de Monitoramento e Fiscalização e estão alinhadas à Matriz de Responsabilidades do grupo.

O GFI Guarapiranga Sudoeste reforça que seguirá atuando de maneira firme e integrada para evitar danos ambientais, garantir a segurança hídrica e coibir construções ilegais em territórios de alta sensibilidade ambiental.
O que é o GFI G/Sud
O Grupo de Fiscalização Integrada Guarapiranga Sudoeste (GFI G/Sud) é um grupo de trabalho instituído para fiscalizar e proteger a Bacia Hidrográfica do Guarapiranga, na região sudoeste da Grande São Paulo. O objetivo principal é garantir a qualidade e a quantidade da água para o abastecimento público, combatendo ocupações irregulares e outras atividades que possam degradar o meio ambiente nessas áreas.
O GFI G/Sud é composto por diversos órgãos estaduais e municipais, incluindo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), além de prefeituras dos municípios abrangidos.
Através de ações integradas, o GFI G/Sud atua na proteção, recuperação e monitoramento de áreas de interesse ambiental, com foco na preservação dos mananciais da região. O grupo também estabelece protocolos de ações de fiscalização e busca otimizar os esforços de fiscalização entre os órgãos envolvidos.
Bình luận