Saiba como cadastrar a sua câmera de segurança ao sistema Muralha Paulista
- Fau Barbosa
- há 5 horas
- 2 min de leitura

Governo de SP libera integração de câmeras particulares ao sistema de inteligência policial (Foto: Divulgação/Governo de SP)
O Muralha Paulista, programa que já utiliza 94 mil câmeras em mais de 300 municípios, deu um passo decisivo para aumentar a segurança nas ruas. Agora, qualquer cidadão ou empresa pode integrar suas câmeras particulares ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Ao participar, você ajuda a criar um cerco digital inteligente que identifica foragidos e veículos roubados em tempo real, dificultando rotas de fuga nos bairros.
Como a inteligência artificial trabalha com a sua câmera?
Ao conectar seu equipamento, o sistema do Governo aplica tecnologias de ponta para monitorar o que acontece na via pública:
Reconhecimento Facial: O sistema cruza imagens com o Banco Nacional de Mandados de Prisão para identificar criminosos.
Leitura de Placas (LPR): Identifica instantaneamente carros e motos com queixa de roubo ou furto que passem pela sua calçada.
Redução de Índices: Em 2025, São Paulo registrou as menores taxas históricas de criminalidade, fruto desse monitoramento estratégico que permite respostas rápidas das forças de segurança.

Como faço para colocar minhas câmeras no Muralha Paulista?
A eficiência do programa Muralha Paulista está ligada à tecnologia empregada pelo Governo de São Paulo aliada à colaboração da população.
Todas as câmeras que filmam logradouros públicos de empresas privadas e de pessoas físicas podem ser integradas com o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública e ajudar a monitorar as ruas.
O processo é simples, gratuito e feito online:
1. Acesse o portal oficial: muralhapaulista.sp.gov.br.
2. Faça login com sua conta Gov.br (nível prata ou ouro).
3. Preencha o formulário com o endereço de instalação e o link do protocolo de transmissão (stream).
4. Aceite o termo de autorização. Você pode cadastrar até 10 câmeras por vez.
Para detalhes sobre requisitos técnicos e segurança de dados, o canal oficial é o inteligenciacontraocrime.sp.gov.br.
Tire suas dúvidas:
O Governo terá acesso às imagens de dentro da minha casa?
Não. O programa Muralha Paulista aceita exclusivamente câmeras que filmam logradouros públicos (ruas, calçadas e praças). A sua privacidade interna é protegida por lei e pela própria configuração da integração.
Há algum custo para o morador ou lojista?
Não há cobrança de taxas. A integração é voluntária e o participante utiliza a internet e o equipamento de segurança que já possui.



Comentários