top of page

Metrô em Cotia: Lançada a licitação para contratação do anteprojeto da nova Linha 22-Marrom


Por Fau Barbosa

O Metrô lançou nesta sexta-feira, 02 de setembro, uma licitação para contratação do anteprojeto de engenharia e do EIA-RIMA da nova Linha 22-Marrom do Metrô, que ligará Cotia a Osasco. A informação foi confirmada pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, em suas redes sociais.


Segundo Pereira, o projeto, que passa pela Granja Viana, prevê duas estações em Osasco (Santa Maria e Victor Civita) chegando até São Paulo. Ele terá integrações com as linhas 4-Amarela na Faria Lima, 9-Esmeralda na Hebraica-Rebouças, 20-Rosa na Teodoro Sampaio e finalmente com a linha 2-Verde em Santuário Nossa Senhora de Fátima–Sumaré.


"Uma das estações de destaque neste projeto é a “Universidade São Paulo” que estará localizada dentro da Cidade Universitária, um dos campus de uma das maiores e melhores instituições de ensino superior na América Latina e atenderá aos estudantes, funcionários e professores", destacou o presidente do Metrô.


O EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental), é um dos principais instrumentos utilizados no planejamento ambiental, para avaliar e precisar a intensidade e dimensão do impacto no meio ambiente.


Um Projeto antigo

Um projeto divulgado anos atrás, com 100 páginas, mostrava que o traçado da linha tinha início na região central de Cotia, sendo a primeira estação em área contígua ao Terminal Metropolitano da cidade.

Acompanhando o eixo da Rodovia Raposo Tavares, o traçado seguia em direção à Estação Granja Viana, a qual também seria associada a um terminal de ônibus e a um bicicletário.


Com o lançamento da licitação, no anteprojeto de engenharia serão elaboradas as diretrizes do traçado da linha e locais das estações.


Pelos estudos iniciais, a linha terá 29km, 19 estações e um pátio de trens para 52 trens. A demanda estimada é de 649 mil passageiros por dia.







6.522 visualizações

Comments


bottom of page